Status de Conservação
Nível
N Nacional
I IUCN
Categoria de Ameaça
VU Vunerável
EN Em Perigo
CR Criticamente em Perigo
Categoria de Ameaça Estadual
FCA - Fora das Categorias de Ameaça
Inclui as espécies não avaliadas e nas categorias Deficiente de Dados (DD), Menos Preocupante (LC) e Quase Ameaçadas (NT)
VU - Vulnerável
EN - Em Perigo
CR - Criticamente em Perigo

Links importantes
Ministério de Meio Ambiente
Lista Nacional Espécies Ameaçadas
IUCN | RED LIST
The IUCN Red List of Threatened Species
Flora do Brasil
Lista de Espécies da Flora do Brasil 2012
APRESENTAÇÃO
O Censo da Biodiversidade

Censo da Biodiversidade  é uma ação do Museu Goeldi que tem o objetivo de informar a sociedade sobre a riqueza de espécies na Amazônia brasileira, permitindo acompanhar os avanços no conhecimento das espécies e seu status de conservação ao longo dos anos. O projeto visa agregar informações obtidas por diferentes iniciativas, de forma a disponibilizar publicamente números confiáveis e atualizados sobre quantas e quais espécies são conhecidas na região, dentro dos diversos grupos de organismos.

Em 2011 foram disponibilizadas as listas de espécies do estado do Pará, abrangendo 12 grupos da fauna, num total de 3.813 espécies. A partir daí, estendemos as listas para os demais estados da Amazônia brasileira. As listas são construídas em uma plataforma colaborativa, compartilhada por diversos especialistas. As contribuições dos especialistas são validadas pelo coordenador de cada grupo biológico.

As listas são atualizadas a cada nova espécie registrada e os números consolidados são disponibilizados anualmente, podendo prover informações sobre as causas da evolução numérica no período. Este número pode aumentar como consequência de novos registros para a região ou pela descrição de novas espécies. A descoberta de novas espécies se dá tanto a partir da divisão de espécies anteriormente conhecidas, feitas durante revisões taxonômicas, como pelo encontro de novos organismos. Como resultado das revisões também é possível ocorrer a redução no número de espécies da lista, caso se verifique que diferentes nomes estavam sendo atribuídos a um mesmo organismo.

Grupos biológicos ainda não contemplados serão adicionados conforme obtenhamos novas contribuições de especialistas.

Espécies por grupo
Vasculares
Répteis
Peixes
Minhocas
Mamíferos
Insetos
Crustáceos
Aves
Aracnídeos
Anfíbios
(Total de 5793 espécies)

Apoio

INCT - Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia